quinta-feira, 30 de maio de 2013

O Manto Sagrado

-

O MANTO SAGRADO (THE ROBE)


Nos últimos anos do reinado de Tibério (Ernest Thesiger), quando Roma era a "dona do mundo", Marcellus Gallio (Richard Burton) é um tribuno que está sempre envolvido com jogos ou mulheres. Além disto tem uma rixa pessoal com Calígula (Jay Robinson), o herdeiro do trono. A situação se complica quando Marcellus oferece, em um leilão de escravos, a absurda quantia de três mil moedas de ouro por Demétrio (Victor Mature), que também estava sendo disputado por Calígula. Ao se ver derrotado por Marcellus, Calígula encara isto como uma afronta pessoal e então manda o tribuno ir servir imediatamente em Jerusalém, na Palestina, considerado o pior lugar do império. Entretanto, devido a motivos políticos, após pouco tempo em Jerusalém o tribuno é chamado de volta por Tibério. Mas, antes de partir, recebe a missão de supervisionar a execução de uma sentença: a crucificação de Jesus Cristo. Finda a tarefa, ele e outros soldados disputam em um jogo de dados próximo à cruz a posse do manto vermelho usado pelo mártir. Marcellus vence mas o manto fica com Demetrius, pois quando Gallio tentou usar o manto algo o afligiu de forma indescritível. Demétrio, que já tinha se tornado um cristão, lhe tirou o manto e disse que jamais o serviria novamente, pois ele tinha crucificado seu mestre. Em seu retorno Gallio fala frases sem sentido, como se algo muito forte o atormentasse. Já em Capri, onde estava o imperador e Diana (Jean Simmons), que Gallio ama e é correspondido, alguns membros da corte e o próprio Tibério, vendo que Gallio se portava de modo estranho, ouvem por horas o que aconteceu com o tribuno em Jerusalém. Tibério acha que o tribuno pode ter perdido a razão, mas quando Gallio atribui que a aflição que sente só aconteceu após se cobrir com o manto de Jesus, então o adivinho da corte conclui que o manto estava enfeitiçado e precisa ser destruído. Isto parece lógico tanto para Tibério como para Marcellus, então o tribuno irá retornar à Palestina para destruir o manto e descobrir os nomes dos cristãos, mas esta viagem irá afetar profundamente sua vida


O Manto Sagrado
(Robe, The, 1953)
cartaz de O Manto Sagrado
• Direção: Henry Koster
• Roteiro: Albert Maltz (roteiro)Philip Dunne (roteiro)Gina Kaus (adaptação)Lloyd C. Douglas (romance)
• Gênero: Drama
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 135 minutos
• Tipo: Longa-metragem




  Compre O Manto Sagrado no Mercado Livre
• Sinopse: A história de Marcellus, rico tribuno que sempre se envolve com jogo e mulheres, que ao adquirir um escravo, de nome Demetrius, contra a vontade de Calígula, é mandado para Jerusalém pelo jovem imperador. Lá, recebe a missão de supervisionar a crucificação de Cristo. Finda a tarefa, ele com outros colegas disputam em um jogo o manto do Executado, o qual é ganho por Marcellus e dado ao seu escravo, por um deconforto que sentira ao usá-lo. A partir daí, Demétrius tenta ensinar ao seu senhor o verdadeiro poder do Manto Sagrado.



Elenco
• Richard Burton  Marcellus Gallio
• Jean Simmons  Diana
• Victor Mature  Demetrius
• Michael RenniePeter
• Jay RobinsonCaligula
• Dean JaggerJustus


O primeiro filme rodado em CinemaScope, O Manto Sagrado foi indicado para cinco categorias do prêmio Oscar em 1953, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Richard Burton.
Burton interpreta Marcellus Gallio, o centurião romano encarregado do supervisionar a crucificação de Cristo.
Mas quando ele ganha o manto de Cristo em um jogo de azar ao pé da cruz, sua vida muda para sempre. História inspiradora, acompanhada por uma trilha sonora fantástica, e interpretada por um elenco de primeira grandez, incluindo Victor Mature e Jean Simmons, O Manto Sagrado permanece um dos maiores épicos bíblicos de todos os tempos.
Título Original: The Robe
Gênero: Drama/Religioso/Épico
Direção: Henry Koster
Elenco: Richard Burton, Jean Simmons, Victor Mature, Michael Rennie
Tempo: 135 min.
Lançamento: 1953

sexta-feira, 17 de maio de 2013

O Cálice Sagrado


O Cálice Sagrado

Esse é o primeiro filme da carreira de Paul Newman. Isso por si só já basta para atiçar a curiosidade de qualquer cinéfilo. Além de Newman há no elenco atores e atrizes que de uma forma ou outra entraram na história do cinema como Jack Palance (como Simão, o Mago) e Pier Angeli (a namoradinha e grande amor da vida de James Dean). Pois bem, a primeira coisa que chama a atenção de quem assiste "O Cálice Sagrado" é sua estranha direção de arte. Tudo soa estilizado no filme, principalmente os cenários que são pouco realistas, parecendo até mesmo ambientações para peças de teatro. Cheguei a pensar que se tratava de uma produção pobre mesmo mas depois em uma cena de crucificação coletiva entendi finalmente a intenção do diretor. Não é que o filme seja mal feito mas se trata realmente de uma opção artística do cineasta Victor Saville (um veterano da época do cinema mudo).

O roteiro mistura ficção com realidade histórica (pelo menos para os que aceitam o conteúdo biblico como fato histórico). Personagens que na Biblia são secundários aqui ganham bastante atenção como José de Arimatéia e Simão, o Mago. Esse último é citado no novo testamento como um mágico que desafiou Pedro publicamente. Ofereceu dinheiro pelo poder de realizar milagres e foi repelido pelo principal apóstolo de Cristo. A cena final com Simão tentando provar ao imperador Nero que poderia voar (algo que nem Jesus conseguiu em vida) é muito divertida mesmo. Enfim, apesar de Newman ter odiado sua atuação aqui (chegou a publicar um pedido de desculpas em um jornal americano por sua fraca atuação) não posso dizer que o resultado final seja ruim. "O Cálice Sagrado" é um épico diferente, estranho até em certas passagens, mas que tenta ser inteligente e instigante. Isso já justifica sua existência.


O Cálice Sagrado (The Silver Chalice, EUA, 1954) Direção: Victor Saville / Roteiro: Thomas B. Costain, Lesser Samuels / Elenco: Paul Newman, Virginia Mayo, Pier Angeli, Jack Palance / Sinopse: Escravo de nome Basilio (Paul Newman) é designado para a confecção daquele que teria sido o último cálice usado por Jesus Cristo na última ceia.

Sinopse:
No século I D.C., Basílio (Paul Newman), um escultor grego, é vendido como escravo por seu vil tio. Logo ele é de novo comprado, por pessoas que sabem das suas grandes qualidades como escultor, para fazer um trabalho único: usando o cálice que Jesus usou na última ceia, fazer uma peça de prata na qual estariam esculpidos os rostos dos discípulos e do próprio Jesus. Basílio então viaja para Jerusalém. Paralelamente um sórdido mágico, Simão (Jack Palance), tenta convencer a multidão que é um novo Messias, usando truques baratos. Basílio se casa com Débora (Pier Angeli), mas sente-se fortemente atraído por Helena (Virginia Mayo), que é mulher de Simão. Repentinamente o cálice é roubado pelos sicários para favorecer Simão, que quer irritar Pedro (Lorne Greene) ostentando o cálice em Roma, mas o cálice é recuperado. No entanto um futuro obscuro está reservado para esta magnífica peça.

Elenco:
Virginia Mayo (Helena)
Pier Angeli (Débora)
Jack Palance (Simão)
Paul Newman (Basílio)
Joseph Wiseman (Mijamin)
Alexander Scourby (Saint Luke)
Lorne Greene (Pedro)
David J. Stewart (Adam)
Herbert Rudley (Linus)
Jacques Aubuchon (Nero)
E.G. Marshall (Ignatius)
Michael Pate (Aaron Ben Joseph)
Natalie Wood (Helena - criança)
Donald Randolph (Selech)
Mort Marshall (Benjie)
Peter Reynolds (Benjie - criança) 

Dados do Arquivo:
Tamanho: 531 Mb


Formato: RMVB
Qualidade: DVD Rip
Audio: Inglês