Sansão e Dalila
(no original em inglês: Samson and Delilah) é um filme estadunidense de 1949, um épico realizado por Cecil B. DeMille.
(no original em inglês: Samson and Delilah) é um filme estadunidense de 1949, um épico realizado por Cecil B. DeMille.
O argumento do filme foi adaptado da célebre história biblíca de Sansão e Dalila, no Livro dos Juízes. Possui cenas clássicas como a famosa e monumental destruição do templo
Sinopse
O hebreu Sansão, famoso pela sua força descomunal, fica noivo de uma mulher filistéia chamada Semadar. Ela é morta logo depois do casamento pelos filisteus na tentativa de matar Sansão. A irmã de Semadar, Dalila, que é apaixonada por Sansão, porém é muito ambiciosa, tenta descobrir o segredo da força de Sansão em troca de pratas e riqueza. Após descobrir que a força está em seu cabelo, Dalila o corta e entrega Sansão aos filisteus sem saber que seu povo o deixará cego e o fará sofrer. No final, a força de Sansão volta e ele acaba matando todos os filisteus em um templo onde ia ser chicoteado Na Palestina, os judeus estão sendo governados pelos filisteus, mas um judeu muito forte chamado Sansão é um desafio à ordem reinante. Como este homem não casou com Dalila, uma mulher que o desejava muito, ela decide descobrir a origem da sua força extraordinária e assim se vingar dele..
Elenco
- Hedy Lamarr .... Dalila
- Victor Mature .... Sansão
- George Sanders .... Saran de Gaza
- Angela Lansbury .... Semadar
- Henry Wilcoxon .... Ahtur
- Russ Tamblyn .... Saul
- Olive Deering .... Miriam
- Na Palestina, os judeus estão sendo governados pelos filisteus, mas um judeu muito forte chamado Sansão é um desafio à ordem reinante. Como este homem não casou com Dalila, uma mulher que o desejava muito, ela decide descobrir a origem da sua força extraordinária e assim se vingar dele.
A história dos personagens do Velho Testamento, Sansão e Dalila, é mostrada aqui de modo monumental e com riqueza de detalhes. O épico de Cecil B. DeMille possui cenas memoráveis, como a da destruição do templo dos filisteus e cenários que até hoje impressionam por sua suntuosidade. Victor Mature e Hedy Lamarr interpretam Sansão e Dalila com brilhantismo e emoção. Um filme obrigatório para todos os amantes da 7ª arte.