.
Quo Vadis: uma narrativa da época de Nero , vulgarmente conhecida como Quo Vadis , é um romance histórico escrito por Henryk Sienkiewicz em polonês . [ 1 ] " Quo vadis Domine "é Latina "Onde vais, Senhor" para e alude aos apócrifos Atos de Pedro , na qual Pedro foge de Roma, mas em seu caminho encontra Jesus e lhe pergunta por que ele está indo para Roma. Jesus diz: "Eu vou voltar para ser crucificado de novo", o que faz com que Peter voltar para Roma e aceitar o martírio.
O romance Quo Vadis fala de um amor que se desenvolve entre uma jovem cristã, Ligia (ou Lygia), e Marcus Vinícius, um patrício romano. Tem lugar na cidade de Roma, sob o governo do imperador Nero em torno de 64 dC .
Sienkiewicz estudou o Império Romano extensivamente antes de escrever o romance, com o objectivo de obter detalhes históricos correta. Como tal, várias figuras históricas aparecem no livro. Como um todo, o romance traz uma mensagem pró-cristã sincera.
Publicado em parcelas, em três jornais polacos em 1895, saiu em forma de livro em 1896 e desde então tem sido traduzido em mais de 50 idiomas. Este romance contribuiu para Sienkiewicz Prêmio Nobel de Literatura em 1905.
Vários filmes foram baseados em Quo Vadis , incluindo os de Hollywood 1951 produção Quo Vadis e da
Personagens em Quo Vadis
- Aulus Plautius (histórico), um respeitado general romano aposentado que comandou a invasão da Grã-Bretanha. Aulus parece ignorar (ou simplesmente não querem saber) que Pomponia, sua esposa, e Ligia, sua filha adotiva, professam a religião cristã.
- Marcus Vinicius (filho fictícia do histórico Marcus Vinicius ), um militar tribuna e romana patrícia que recentemente retornou a Roma. Na chegada, ele conhece e se apaixona por Ligia. Ele busca o conselho de seu tio Petrônio para encontrar uma maneira de possuí-la.
- Calina (fictício), normalmente conhecido como Ligia (Lygia em algumas traduções), a filha de um rei falecido do Ligians , uma tribo bárbara (daí seu apelido). Ligia é tecnicamente um refém do Senado eo povo de Roma , e foi esquecido anos atrás por seu próprio povo. A grande beleza, ela se converteu ao cristianismo, mas a sua religião é originalmente desconhecido para Marcus.
- Caio Petrônio (histórico), intitulado o "árbitro da elegância", ex-governador de Bitínia . Petrônio é um membro da corte de Nero, que usa sua inteligência para lisonjear e zombar dele ao mesmo tempo. Ele é amado pela multidão romana por suas atitudes liberais.Um tanto amoral e um pouco preguiçoso, ele tenta ajudar seu sobrinho, mas seu plano ardiloso é impedido por amigos cristãos Ligia.
- Eunice (fictício), escravo casa de Petrônio. Eunice é uma mulher bonita grego que caiu no amor com seu mestre, embora ele seja inicialmente inconsciente de sua devoção.
- Chilon Chilonides (fictício), um charlatão e um investigador particular . Ele é contratado por Marcus para encontrar Ligia. Este personagem é severamente reduzida no filme de 1951, e da minissérie de 1985, mas no romance, bem como na minissérie polonesa de 2001, Chilon é uma figura importante como doublecrossing traidor. Seu fim é claramente inspirada por Dimas Santa .
- Nero (histórico), o imperador de Roma, retratado como incompetente, mesquinha, cruel e sujeito à manipulação por seus cortesãos. Ele ouve mais atentamente bajuladores e tolos.
- Tigelino (histórico), o prefeito da temida Guarda Pretoriana . Ele é um rival de Petrônio para favor de Nero, e ele incita Nero a cometer atos de grande crueldade.
- Poppaea Sabina (histórico), a esposa de Nero. Ela apaixonadamente inveja e odeia Ligia.
- Acte (histórico), um escravo Imperial e ex-amante de Nero. Nero tem crescido cansado dela e agora a maioria ignora, mas ela ainda o ama. Ela estuda a fé cristã, mas não se considera digno de conversão total. No filme de 1951, é ela quem ajuda a Nero cometer suicídio.
- Pomponia Graecina (histórico), um cristão convertido. Digno e muito respeitado, Pomponia e Aulus são pais adotivos Ligia, mas eles não são capazes de legalizar seu status. De acordo com a lei romana Ligia ainda é refém do Estado romano (ou seja, do Imperador), mas ela é cuidada pelo casal de idosos.
- São Pedro (histórico), um homem cansado e envelhecido com a tarefa de mensagem de pregação de Cristo. Ele está impressionado com o poder de Roma e os vícios do imperador Nero, a quem ele chama a Besta. Às vezes, Peter duvida que ele será capaz de plantar e proteger a "boa semente" do cristianismo.
- São Paulo (histórico) tem interesse pessoal na conversão de Marcus.
- Crispo (fictício), claramente um cristão fanático que beira o fanatismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário