Sinopse
George Eastman era um rapaz pobre e ambicioso que tinha um tio rico na capital. Um dia, estava tentando laçar um cavalo e parou no meio da estrada, interrompendo o caminho de um carro esporte, dirigido por uma morena estonteante, Angela Vickers. Ela buzinou para ele sensualmente e seguiu seu caminho. George ficou boquiaberto com aquela beldade. Um dia, George foi para a cidade grande pedir um emprego para o tio, Charles Eastman, em sua fábrica de roupas de banho e ficou surpreso ao descobrir que Angela era sua prima. O tio deu um trabalho bem subalterno para George, querendo que ele crescesse com o tempo, através de seu esforço.
O vaidoso George queria ter sucesso depressa e observava com inveja o estilo de vida dos ricos, seus carros e roupas caras. Ele faria tudo para ascender rapidamente a uma classe superior. Enquanto esperava pelo sucesso, George começou a combater a solidão namorando com uma moça pobre, companheira de trabalho na fábrica: Alice Tripp. O namoro não durou muito porque aconteceu um fato inesperado: George encontrou sua prima Angela numa festa na casa do tio e os dois se apaixonaram perdidamente. Em pouco tempo, estabeleceram forte relacionamento e já pensavam em casamento.
George tinha agora, diante de si, tudo o que sempre sonhara na vida: uma mulher bonita, uma posição de comando na fábrica do tio, muito dinheiro, estava para conseguir o seu tão desejado “lugar ao sol”. Tudo estaria perfeito se não fosse Alice. George tentou livrar-se da namorada pobre, mas ela não só o amava como tinha uma novidade para lhe contar:
Adicionar legenda |
Estava grávida e exigia casar com ele em pouco tempo. Se ele não o fizesse, ela contaria a todos que o filho era dele, destruindo suas chances com Angela e quebrando todos os seus sonhos. Confuso e apavorado por perder toda a felicidade e fortuna que já estavam quase em suas mãos, George levou Alice para uma pequena viagem, com a intenção de convencê-la a um aborto.
Os dois saíram para um passeio de barco num lago e brigaram. Alice perdeu o equilíbrio e caiu na água, morrendo afogada. George, agora desesperado, tentou esconder o acidente, fingindo que nem mesmo conhecia a vítima. Mas uma mentira levou a outra até que as evidências fizeram com que fosse acusado de assassinato.
No tribunal, um cruel promotor (Marllowe) demonstrou o que acontecera ao júri. Colocou um barco no meio da corte e, com um remo, bateu no espaço que representava Alice, dramaticamente, demonstrou como aquele “monstro” tinha matado uma inofensiva e indefesa moça grávida. George foi considerado culpado e condenado à morte.
Angela ainda se encontrou com ele uma última vez, para se despedir. Ele continuava inocente levando-se em conta o que admitia: que tentou ajudar Alice e não conseguiu. Mas, em seu coração, George sentia-se culpado, pois, antes da execução, confessou a um padre que desejava de fato a morte de Alice.
Elenco
- Elizabeth Taylor.... Angela Vickers
- Shelley Winters.... Alice Tripp
- Anne Revere.... Hannah Eastman
- Keefe Brasselle .... Earl Eastman
- Fred Clark .... Bellows
- Raymond Burr.... Frank Burlowe
- Herbert Heyes .... Charles Eastman
- Shepperd Strudwick .... Anthony Vickers
- Frieda Inescort .... sra. Vikers
- Kathryn Givney .... Louise Eastman
- Walter Sande .... Jansen
- Ted de Corsia .... juiz
Principais prémios e nomeações
Óscar 1952 (EUA)
- Venceu nas categorias de melhor realizador, melhor fotografia - preto e branco, melhor guarda-roupa - preto e branco, melhor edição, melhor banda sonora e melhor argumento adaptado.
- Nomeado nas categorias de melhor filme, melhor actor (Montgomery Clift) e melhor actriz (Shelley Winters)
Globo de Ouro 1952 (EUA)
- Venceu na categoria de melhor filme – drama.
- Indicado nas categorias de melhor fotografia - preto e branco, melhor diretor e melhor atriz de cinema - drama (Shelley Winters).
Festival de Cannes 1951 (França)
- Indicado ao grande prêmio do festival.
Nenhum comentário:
Postar um comentário